sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Comunicações Interpessoais - Qual o futuro?


O tempo passa a correr e com ele chegam-nos novidades vindas de todos os lados.

Telemóveis, computadores, as duas coisas juntas num pequeno PDA...neste momento estamos cercados de inovadíssimos meios de comunicação.

Mas qual o futuro das comunicações interpessoais?

Escondidos num nickname, num avatar, num número, todos somos vítimas da inovação.

Dará ela lugar a novos conhecimentos, ou será ela uma fuga ao contacto directo?

Não podemos evitar notar o óbvio: as televisões substituíram as conversas de café, o convívio em jogos de futebol...os olhares foram substituídos por uma fotografia ou por troca de mensagens.

Será este o futuro das relações interpessoais?

Uma impessoalidade? Um secretismo tão grande que deixamos de conhecer os outros como realmente eles são? Deixaremos de nos dar a conhecer através de gestos e atitudes próprias de quem convive num mesmo local?

Até que ponto estaremos dispostos a ser manipulados pelas novas tecnologias?

Sim, porque nao há maior manipulação da nossa existência que aquela feita por quem tem de nós uma imagem errada. Aquela manipulação que não conseguimos controlar porque nem sabemos que existe.

Qualquer dia damos por nós rodeados de amigos virtuais. E aquele abraço que ás vezes faz falta? Duvido sinceramente que os smiles do messenger os consigam substituir. Aliás, não duvido. Tenho a certeza.

Mas por outro lado...conheço casos de grandes amizades/relacionamentos que começaram num "click".

Creio que nos cabe a nós aprender a lidar com a evolução dos meios de comunicação. Aprender a usá-los de forma correcta...não de maneira que nos afaste, mas sim que nos aproxime dos demais.

2 comentários:

João disse...

Excelente banner para o Blog, Xana. Sim senhor. :)
Já comento o resto, vou acabar de ler.

Anónimo disse...

Gostei:) na minha opinião concordo plenamente com o que postas.te Xana. Quer queiramos quer não, todos nós acabamos por ser alvos no que diz respeito à virtualidade. Ela tanto nos pode separar de um(a) grande amigo(a) como nos pode aproximar cada vez mais. Tal como dizes cabe-nos a nós lidar com esta situação...e cada um, à sua maneira, vai delinendo um caminho para o qual se vai dirigir (afastamento ou proximidade). Volto a frisar que concordo com tudo o que dizes no texto, especialmente, com o aspecto em que duvidas que um smile substitua um abraço...pois um abraço é insubstituível. Nada se compara ao "calor" de um abraço de alguém.