terça-feira, 18 de março de 2008

QVID PRAXIS?DURA PRAXIS?LIBERUM PRAXIS?

Ou, em Português:

"Que Praxe? Praxe Intensa?Praxe Liberal?"

Venho aqui exprimir a minha opinião relativamente ao modo como a praxe é efectuada na ESEC.

Afinal de contas, que raio de praxe temos nós? Se Praxe é integração do caloiro no seio da vida académica, porque raio não nos sentimos integrados?

Sim, tivemos uma óptima semana da Praxe, mas foi só isso: uma semana.
Se queremos ter actividades académicas, temos de pagar para isso (ir a jantares de curso/real tertúlia/tuna). Será que na ESEC a Praxe é apenas meter o caloiro de 4, mandar uns berros e está o trabalho feito? Numa escola de educadores, será que não há o raio de um "doutor" que eduque o resto da "doutorada" a integrar os seus caloiros?
Depois, claro, em alturas de festas, anda toda a gente contente, porque vem a queima, vem a latada, vem isso, tudo.

Mas...E o resto do ano, meus amigos?
O resto do ano serve para quê?
Estamos em aulas, mas isso não serve de desculpa. Aliás, se serve, é completamente esfarrapada.
Todos lêm o Código da Praxe,(pensando melhor, a maioria nunca o leu) mas a maioria não se lembra sequer dos períodos em que vigora a praxe: TODO O SANTO ANO LECTIVO! (excepto férias)

Já para não falar do traje académico: Dão 200€ por um fato que usam apenas 3 semanas por ano. (Semana da Praxe da ESEC, semana da Latada, semana da Queima-das-Fitas)

O que é isto, afinal de contas? Intitulam-se estudantes de Coimbra, que representam a tradição...Onde está a tradição aqui? é raro ver um "esequiano" trajado.

- Tradição é usar o fato académico QUASE todos os dias, porque o devemos usar. É obrigação do estudante que adere à Praxe dar uso ao seu fato académico. Este cinismo de Praxe faz-me imensa confusão, sinceramente.
- Tradição é realmente transmitir aos caloiros o espírito da ESEC.
- Tradição não é fazer uma semana onde tudo é bonito, e depois disso, no resto da escola...zero. É acompanhar o percurso do "caloiro" o ano todo, é dar-lhe apoio, é fazê-lo integrar-se na ESEC. Quantos de vocês defenderiam as cores da nossa instituição contra 100 de outra? Eu defendia, e defendo.
- Tradição é conhecer minimamente a história académica de Coimbra, os seus percursos. Aposto que a maioria dos que lá andam nem sabem o que foi o Luto de 1969.
A maioria quer a Queima para os copos, não para os espírito académico, para a tradição.
- Tradição de Coimbra é deliciar-se com fados e não apenas a nossa "Balada da Saudade".
- Tradição de Coimbra é manter aceso o espírito académico, coisa que não acontece, pura e simplesmente.

É triste ver uma escola sem "doutores", sem Praxe.
Se não se estão para maçar com a Praxe, não adiram à Praxe!

A praxe não é só "caloirada de 4", não é só floreado. A Praxe tem de ser levada a sério, tem de ser respeitada e incentivada.

Aposto que muitos dos caloiros que estiveram no auditório sentiram o mesmo que eu: que a Praxe da ESEC realmente era fantástica. Todos sentiam orgulho em cantar pela ESEC.

E agora? Quantos ainda sentem?

Poucos, ou quase, ninguém aqui vem, mas se vierem, quero deixar bem claro o meu descontentamento com esta Praxe, com estes "pseudo-praxistas"

Quem quiser, que me acompanhe.

11 comentários:

Anónimo disse...

E vao dois joao! Concordo cntg em todas as palavras! Bora la mudar isto Caloirada!!!

Alexandra Bigotte de Almeida disse...

Aí vão três! Falta um mÊs para passarmos a trajar. Um mês para passarmos de caloiros a caloiros pastranos!
E depois o que fica de recordações praxísticas da época? UMA SEMANA?!
Não chega! Porque álcool e festas até os do secundário têm meus amigos! E se nós não nos declarámos anti-praxe...temos o direito de usufruir dela e o dever de nos fazermos ouvir.
Eu também defendo esta camisola!!
Sinto-me integrada...mas não sinto vida académica naquela escola! Drs e Dras...apareçam!! :O
Usem aquilo a que neste momento dou mais valor...aquilo que sonhei usar...aquilo que é simbolo desta cidade onde a tradição não pode morrer! Usem o traje! Usufruam dos vossos direitos!
Nós somos Politécnico SIM! Mas com orgulho ESEQUIANOS! E isso é o mais importante...defendermos quem somos...o que queremos! E nós sabemos que também existimos na tradição desta cidade! Foi triste termos tido uma semana INTERNACIONAL cheia de conferências e assim...cheia de estrangeiros e vermos TÃO POUCOS DRS. TRAJADOS! Deu-me um aperto no coraçao. Que imagem vão ter de nós? "Esta é que Coimbra dos estudantes?". Pior...que imagem temos de nós próprios? Eu tenho uma muito boa...e os Drs? Façam por mostrar! Façam por sentir e fazer sentir!

João...a Telma já te acompanha, eu junto-me a vós!!!

Viajar e Descobrir disse...

aí vao quatro! estou totalmente de acordo com tudo o k disseram, nao sei k raio de praxes é k a ESEC tem, NUNCA pensei k a vida academica com k tanto sonhei fosse tao fraca! tenho amigos em varias universidades do país, muitos em politecnicos, e quando me perguntam como tao a ser as praxes, nem sei o k dizer...digo k so foi durante uma semana!! eles so me perguntam k raio de tradição é k é esta de coimbra, e eu fico sem palavras:( ha cidades k têm praxe todas as semanas ate ao final do ano lectivo, nem k seja apenas num dia da semana,mas têm...e posso garantir k nao é apenas estar de "4", isso kuase k nem se vê..assisti ao dia do baptismo em AVEIRO e aí sim, vi o k eram praxes e baptismos a serio...
akilo sim são praxes...
O traje é outra coisa k me faz confusão, como ja disseram na ESEC so se usa tres semanas por ano, ou seja kem acabar o curso em 3 anos vai usa-lo 9 semanas! pa k gastar tanto dinheiro??so pa dizer k se tem um traje no armario?? sinceramente nao percebo!!???

joao, telma e xana tb estou aki pa vos apoiar

Alexandra Bigotte de Almeida disse...

Marta, não há nada que diga que só podes usar o traje 3 semanas por ano.
O traje foi criado para que não houvessem diferenças de classes da sociedade...ou seja, era para ser usado TODOS OS DIAS!
Por isso, quando te apetecer...USA :D
Outra coisa que tenho pena..é de nao ter encontrado trupes e essas coisas para poder usar os métodos de defesa da praxe...era giro. Eu acho :)

Alexandra Bigotte de Almeida disse...

*houvesse

(Desculpem!)

R disse...

As coisas não são bem assim como vocês pintam. Verdade é que na escola muito pouca gente se importa com alguma coisa para além de si próprio e quer é tirar o curso e por-se a andar não tirando partido do período de tempo que lá passa. Este ano com as mudanças de bolonha a coisa ainda piorou. Se já se importavam pouco, agora pior.

Anónimo disse...

Concordo plenamente contigo João...
Coimbra é Coimbra, não é agora por causa do Bolonha ou de ordens superiores que se deva estragar o espírito académico, que Coimbra durante tantos anos alimentou e inspirou tantos estudantes.
Onde está o espírito de Estudantes, de Doutores e de Caloiros que durante uma semana sentimos???
Recordar uma semana não é nada numa vida académica, não é um exemplo para os próximos caloiros...é sim um mero atentado a tradição de Coimbra e ao nosso código da praxe.
Não é por parte da ESEC não ligar a isto e não se preocuparem que nós que seremos futuros Doutores tenhamos de seguir o mesmo caminho....
Cabe-nos agora sim mudar e lutar por aquilo que acreditamos...
Aconselho desde já a lerem o código de praxe da ESEC, lá consta que o período de praxe subdivide-se em três períodos que vou salientar:

A – O primeiro período da praxe medeia em três dias úteis antes da abertura oficial da ESEC e três dias úteis após o inicio das férias do Natal.

B – O segundo período da Praxe medeia entre três dias úteis antes do fim das ferias do Natal e três dias após o inicio das ferias da Páscoa.

C – O terceiro período da Praxe medeia entre três dias úteis antes do fim das ferias da Páscoa e a 1ª badalada da meia-noite do dia da Serenata da Queima das Fitas.

Caros esequianos temos de lutar contra o comodismo que se tem sentido na escola relativamente ao espírito académico, que não é só festas e noitadas mas o orgulho de vestir o traje de Coimbra repleto de valores e de tradição que tantos estudantes por Portugal anseiam vestir e viver Coimbra!!!

Anónimo disse...

Averiguei que no blog a minha colega Alexandra comentou os periodos de praxe da ESEC... no entanto deixei presente a minha opinião acerca do comentário do João...

e já agora não resisto a dizer..... QUEIMA À VISTA!!!!!

Anónimo disse...

Concordo com o que foi escrito. E concordo porquê? Este ano vai ser o meu segundo na ESEC e será a minha 7ª matricula! Muitos de vocês dirão "Este gajo é extremamente esperto", mas é uma coisa que já me habituei a ouvir... Tive 3 anos em Electro e 2 em Informática na FCTUC e lá a praxe, meus amigos... nada a ver com a da ESEC. Lembro-me de no meu ano de caloiro acordar às quartas feiras e pensar "Estou f*d*d* que é dia de praxe!" e todas as quartas feiras lá estavam os Drs prontinhos para praxar! Algumas eram giras, outras já fartavam mas o que interessava é que nos ficávamos todos a conhecer bem e ainda hoje passados 6 anos me dou com a maior parte dos meus colegas caloiros. Mas agora vejamos... para praxar é preciso que alguém esteja disposto a abdicar do seu tempo livre ou a faltar às aulas (coisa que em electro nunca foi nem será problema algum). Será que com bolonha alguém pensará em ter tempo livre?! Eu espero bem ter, este ano para além do curso tenho a comissão do carro, o desporto que pratico e a minha santa boa vida(noitadas, jantares, ...).
Eu não me importo de abdicar de umas horinhas do meu tempo livre para ir praxar, para fazer trupe, para o que quer que seja, desde que sirva para os caloiros se sentirem verdadeiramente integrados na ESEC!

Sem mais de momento...

Nike - 2º ano de CDM

Anónimo disse...

Esqueci-me de referir que foram todas as 4ªs até à Queima... Agora façam-lhe contas...

Anónimo disse...

opa eu vou ser caloiro este ano...
praxe???
sim vou alinhar..pois espero encontrar boas amizades, pois caso nao alinhe e complicado...

opa..respeitar a tradiçao sim....
mas a tradiçoes.....
nao acho k para nos sentirmos integrados em algum sitio seja necessario primeiro humilhar-nos...tentar destruir por vezes a nossa auto estima....
opa...deviamos lutra pela igualdade e nao inferiorizar as pessoas...levo tudo na boa...curto a vida...mas se ha coisa k nao curto e goxarem com kem tecnicamente nao se pode defender...
pode ser k haja revoluçao dos caloiros!!
XD
bem hajam