sábado, 17 de maio de 2008

Blindness



Este filme promete, ó se promete!
Para já, é a versão cinematográfica de "Ensaio sobre a Cegueira", do nosso José Saramago. Depois, para se fazer um bom filme, tem que existir um bom realizador: nada melhor que o Fernando Meirelles (Cidade de Deus, Carandiru, Cidade Baixa, Tropa de Elite, etc) para o dirigir.

Depois, bons actores: Julliane Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover (que conhecemos da saga 'Arma Mortífera', que fazia com o Mel Gibson), o Gael Garcia Bernal, Alice Braga, Sandra Oh (que conhecemos da série 'Anatomia de Grey'). É uma série de actores de vários países, um mix de nacionalidades.

A história já é conhecida de todos (ou se não é, deviam ler):

O romance de Saramago aborda o surto de uma inédita epidemia de uma cegueira que se abate sobre uma cidade não identificada, inexplicável e incurável. Esta tal "cegueira branca" — tem este nome, pois as pessoas infectadas apenas vêm branco — manifesta-se num homem sentado no trânsito e, lentamente, o país inteiro fica doente. Aos poucos, todos acabam cegos e reduzidos, pela obscuridade, a meros seres lutando pelos seus instintos. À medida que os afectados pela epidemia são colocados em quarentena, em condições desumanas, e os serviços do Estado começam a colapsar, seguimos a história da mulher de um médico, a única pessoa que não é afectada pela doença que cega todos os outros. É O desmoronar completo da sociedade que, por causa da cegueira, perde tudo aquilo que considera como civilização e mostra a profunda humanidade dos que são obrigados a confiar uns nos outros quando os seus sentidos físicos os deixam. O brilho branco da cegueira ilumina as percepções das personagens principais, e a história torna-se não só um registro da sobrevivência física das multidões cegas, mas também das suas vidas espirituais e da dignidade que tentam manter. Mais do que olhar, importa reparar no outro.

Na contracapa: "Se puderes olhar, vê. Se podes ver, repara."

(não me apetecia escrever, fui buscar à wikipédia, e alterei umas coisas - além do brasileiro para português)

Portanto:

1. Romance galardoado

2. Realizador de Génio

3. Excelentes actores

Tudo junto deve dar um filme do caraças.




E aqui fica a música para o fim-de-semana:

Coldplay - "God Put a Smile Upon Your Face"

Sem comentários: