domingo, 11 de novembro de 2007

Alojar ficheiros online para os nossos trabalhos

Vou então explicar como podem alojar os vossos trabalhos para que o resto da turma (quem diz turma, diz amigos ou outro tipo de público) possa aceder a eles e fazer o seu download.

Em primeiro lugar vão a www.hdd.pt. O HDD é um site português que aloja ficheiro até 100Mb à borla.

Pronto, agora que já entraram no site, cliquem em "enviar" - está em cima, no lado direito, ao lado de "vídeos" e "Entrar/Registar".

Agora é fácil:

Seleccionem o ficheiro que querem enviar (atenção que tem de ter menos de 100mb) e cliquem em abrir - reparem que aparece em baixo da barra branca de seleccionar, o nome do vosso ficheiro. No meu caso, criei um pequeno ficheiro de texto para realizar um teste.

Metam a descrição do trabalho. Nome, grupo, tema, etc...o bê-á-bá dos trabalhos.

Escolham a password com a qual querem proteger o vosso ficheiro. Só as pessoas que sabem a password é que podem aceder-lhe, claro. Nem os próprios administradores do site conseguem aceder,acho eu. neste caso a password que meti foi teoriadacomunicacao

4º Cliquem em enviar e esperem que o trabalho seja enviado até ao fim.

Agora reparem uma coisa:

Após enviarem o ficheiro para o servidor do site, este gerou 4 endereços diferentes. com códigos diferentes.

1 - O endereço para download, que é aquele que podem partilhar com os outros utilizadores para eles irem lá buscar o dito cujo. Entre os alunos da turma este é o endereço que vai ser partilhado.

2 - O Código BB, que é para poderem meter esse link quando postam mensagens em fóruns e assim.

3 - O Código HTML, que podem usar, por exemplo, aqui na página para que as pessoas sejam direccionadas para o download do ficheiro. Quando estiverem a escrever uma mensagem aqui, em vez de usarem o separador "redigir", usem o "editar html". Depois copiem esse endereço e metam-no na caixa de texto.

4 - O Endereço para apagar. Guardem sempre este último para que, se um dia precisarem de apagar este ficheiro, usem este link.

Clicar aqui para fazer o download do ficheiro

Quando clicarem no endereço, das três opções que aparecem escolham continuar em "Sem Conta".
A seguir metam a password.
Esperam 1 minuto e clicam em "fazer download agora".
Et voilá!


Espero que tenham compreendido. Se tiverem alguma dúvida digam-me, que eu tento explicar o melhor que souber.

Sem comentários: