quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Temas Actuais I - Spice Girls : O fenómeno

Concerto das Spice Girls esgota em segundos

"Os ingressos para o espectáculo da girls band em Londres desapareceram em menos de um minuto.
Segundo notícia avançada pelo NME, os bilhetes para o concerto das Spice Girls a 15 de Dezembro na O2 Arena, em Londres, esgotou em apenas 38 segundos. O surpreendente desaparecimento de bilhetes aconteceu depois de os fãs que se tinham registado online para os adquirir (mais de 1 milhão de britânicos) terem sido notificados que se encontravam finalmente à venda.

O sucedido levou a que fossem adicionadas mais duas datas no mesmo local: 16 e 18 de Dezembro, cujos bilhetes estão a ser vendidos aos fãs que se registaram no site em Junho passado. A digressão da girls band mais famosa dos anos 90 vai passar também por Madrid (23 de Dezembro) e por uma série de outras cidades espalhadas pelo globo. "


Spice Girls revelam capa milionária

"Capa de álbum vale mais de um milhão de euros.
As Spice Girls preparam-se para assinalar o seu regresso com a edição de um novo best of , o segundo na sua carreira. A capa do álbum, mostrada na foto em cima, foi feita a partir de uma colecção de jóias extremamente valiosas, que formam o nome da girls band .

A saída desta compilação vai coincidir com a tournée das Spice Girls, embora ainda não tenha sido avançada uma data específica. O grupo vai começar a dar concertos em Dezembro e prolonga a tournée pelo início do próximo ano, abrangendo pontos dispersos no globo terrestre."

Fonte: Blitz

Quem ainda não ouviu falar do "quase-quase-regresso" da famosa banda Pop feminina dos anos 90, as Spice Girls ? Uns falam em puro e simples marketing, outros falam em vontade de se voltarem a juntar.
Não sei, mas quanto a mim...GRANDE BOOM! E eis que, mais uma vez, o fenómeno da comunicação está presente...não fosse ele a base do conhecimento que temos desta, hm...como é que lhe posso chamar? Inovadora,não? Bem...inovadora ideia.
Explosiva, mesmo!
Lembro-me que no Verão, mal a midia começou a divulgar esta noticia, as pessoas ficaram "com as antenas no ar". Mesmo quem não gosta da banda sabia o que se estava a passar.
E agora pergunto eu...será que a Teoria Hipodérmica estaria um tanto ou quanto certa?
Bem, amanhã falaremos disso na aula. Mas uma coisa vos tenho a dizer...que os mass media manipulam as pessoas...Céus! Muitas vezes é mais que verdade!

4 comentários:

João disse...

Completamente fenómeno de marketing, Alexandra.

As Spice Girls foram um boom da pop nos anos 90, ponto final. A composição era sempre a mesma, a fórmula sempre semelhante. E o mundo de hoje mudou, imensos acontecimentos mudaram a maneira de muita gente olhar para o fenómeno dance/pop do final dos anos 90. Ela simplesmente não se conseguiriam aguentar por muito mais do que um ano.

Assim separaram-se e, quando a oportunidade perfeita para se lançarem surgiu (para quem ainda não reparou 2007 foi o ano dos ressurgimentos de bandas - Police, Led Zeppelin, Jesus and Mary Chain, New Order, Cure, etc... até os Joy Division são agora tema de um novo filme que vai sair no cinema!) as Spice Girls juntaram-se.

Senão repara:

1 - Não gravaram albúm novo de originais (apenas uma colecção dos melhores êxitos e duas faixas novas)

2 - Apenas está prevista uma tour

3 - Algumas delas já não andavam no mundo da música há uns bons tempos (caso de Emma, e a Mel B)

Bem, verdade, verdadinha, é que o álbum (mesmo sendo uma cópia quase integral do último greatest hits delas) subiu logo na tabela da Billboard.

Mas não se vão aguentar, garanto-te. O fenómeno dos anos 90 não tem espaço no grande consumismo musical fora dos álbuns que é o início do século XXI.

A maneira como as pessoas estão a consumir música está radicalmente a mudar. O vinil está a ressurgir, o mp3 está a substituir o CD completamente, e discute-se muito até que ponto as editoras estão a monopolizar o mercado. (o prince oferece 2 milhoes de cds nos jornais britânicos, os Radiohead metem o álbum na net totalmente ao preço que nos quisermos dar)

Mas continuam a ser palco de muita tinta nos jornais,isso é verdade. Embora desta vez o mérito não seja delas, tenho que o dizer.

Alexandra Bigotte de Almeida disse...

"3 - Algumas delas já não andavam no mundo da música há uns bons tempos (caso de Emma, e a Mel B)"

E a nossa amiga Victoria Beckham? Que até afirmou que estava contente por ter esta oportunidade porque assim já tinha algo apra fazer sem ser ir ás compras todos os dias? xD

Outra coisa, no fim de 2006, Emma lançou o disco Life In Mono. E até lá esteve sempre a cantarolar (Free me (2004), A girl Like me (2001)...).

João, a intenção delas não é permanecerna ribalta (pelo menos como banda). Porque depois da digressão acabou a cantoria! Obviamente que o o merchandising vai ser o prato forte de todos os dias a partir daí (canetas, mochilas, carteiras, etc.). Mas como banda é o "fim". (Entre aspas porque ninguem nos diz que em 2010 ou sei lá eu quando, não voltarão a fazer uma tournée!)

Na minha opinião, todas elas (ou quase todas...porque a Melanie C tem estado a dar com força na música e a ganahr cada vez mais fans), precisavam disto para mudar a sua imagem. A Victoria era por e simplesmente "a mulher do Beckham". As outras? Já nem se ouvia falar delas. Então, porque não juntar o útil ao agradável e promoverem a sua imagem?

Bem, e quanto ao mundo da música estar a mudar. Não é só. Tudo tem evoluído. E não me admiro nada que daqui por alguns anos em vez de irmos comprar pão, leite, carne, etc. ao supermercado, teletrasnportamo-nos para o armazem geral de cápsulas de sobrevivência!

Só mais uma coisa, que não se julgue que o fanatismo pelas spice desapareceu. Pelo contrário! Digo sinceramente, que se pudesse, ia ver o concerto delas! Não só por curiosidade (porque afinal de contas, elas mudaram e já não são a Pop isto, e a pop aquilo! (um bom exemplo é a Emma..que de Baby já não tem nada!)), mas tambem porque sim, eu gostei muito delas :) E é crime recordar o tempo que passou?
Não sei mas com essa tua afirmação de que o mundo da música está a mudar pareceu-me que quiseste indirectamente criticar o regresso desta girls band...porque "spice girls é o tipico pimba mas em ingles". não?

Bem, afinal ás terças feiras de Quim Barreiros na Latada e Queima estamos lá todos batidos, porque não reviver os tempos passados com uma ida ao concerto destas meninas?

Alexandra Bigotte de Almeida disse...

"Com os fãs já em contagem decrescente para a reunião nos palcos (primeira data marcada para 2 de Dezembro, em Vancôver, Canadá), as Spice Girls revelaram, a 5 de Outubro, que novo disco assinado pela girl band seria primeiro sinal de uma nova etapa: Greatest Hits, editado ontem, reunindo os grandes sucessos do grupo e apresentando dois temas novos. Um disco que segue velhas regras pop em tempos de novos desafios.

Quando as Spice Girls lançaram o primeiro single, Wannabe, em Julho de 1996, bastou o airplay do tema e um teledisco gravado num só take para manter a canção no número 1 do top de singles durante sete semanas. Em 2007 encontram novas exigências. Se a reunião do grupo é aclamada por muitos, outros tantos condenam o reencontro ao fracasso. As vendas dos bilhetes para os concertos agendados desmentem tais teorias e os singles que reeditam na nova colectânea (Wannabe, Say You'll Be There, Spice Up Your Life ou Stop) prometem facturar. Mas, ao mesmo tempo, as Spice Girls reconhecem que o mercado não ficou imutável durante dez anos. E que o público que delas fez ícones pop cresceu, transformando gostos e comportamentos. Não será injustificada, portanto, a alteração da data de edição deste Greatest Hits, que teve lançamento agendado para o passado dia 5, dia em que a boy band Westlife regressou também em disco (grupo com quem as Spice sempre concorreram).

A televisão é (de novo) veículo de promoção preferencial. Tanto os canais britânicos como americanos aguardam as confirmadas aparições, há muito divulgadas, para os próximos meses. E uma inovadora edição americana, exclusiva através das lojas de lingerie Victoria's Secret, promete chamar a atenção. As Spice Girls assumem-se como estrelas pop regressadas dos dilemas da adolescência. Mulheres com outras preocupações, que procuram o mesmo público que as criou, aquele que também deixou os tempos de teenager para trás. Inevitavelmente, o disco vai estar disponível em diferentes formatos e através da iTunes.

Greatest Hits marca o início de um regresso que se faz também de dois novos temas, Headlines e Voodoo, que mantêm intacta a identidade Spice. Após a digressão esperam-se novidades sobre o futuro possível. Mel C, todavia, já avisou que, se o ambiente entre a banda não for o ideal, se afastará do grupo."

Por: http://dn.sapo.pt/2007/11/13/artes/regresso_spice_girls_ameaca_melanie_.html [ Diario de Noticias, 13.11.07]


Acho que isto comenta bem o teu comentário Jony! ;)
Principalmente na parte em que diz "Mas, ao mesmo tempo, as Spice Girls reconhecem que o mercado não ficou imutável durante dez anos. E que o público que delas fez ícones pop cresceu, transformando gostos e comportamentos." .

Tudo muda amigo, até nós!

João disse...

contra factos, não há argumentos. :)

Mas continuaria a não ir ver um concerto das Spice Girls. Não fazem o meu género musical!;)

(embora tenha ridiculamente acordado com o 'I You Wanna Be My Lover" na quarta-feira de manhã na cabeça)