sábado, 5 de abril de 2008

'Capa e Batina' For Dummies (parte 3)

E vem outro, de rajada!

Pin's, Brincos, Relógios, etc

O uso de acessórios com a Capa e Batina é regulado pelo Código da Praxe, mas sobretudo a ideais de bom senso.

Sendo a Capa e Batina um "uniforme" instituído ha mais de 500 anos para que os estudantes se vestissem de modo a não se valorizarem pela riqueza que tinham mas antes, pela sua inteligência, é NATURAL que o uso de determinados acessórios seja proibido.

Existem acessórios que todos usamos mas que não são ESTRITAMENTE necessários, e daí serem chamados de... acessórios (ver dicionário).

Pin's na lapela não podem ser usados em qualquer circunstância onde se deva estar "na Praxe": ou seja, usar a Capa e Batina do modo mais simples e mais digno possível.
Deste modo, não se podem usar quaisquer Pin's na lapela nas seguintes situações:
- cortejos
- serenatas
- trupes
- cerimónias académicas
- mobilização de caloiros ("praxar").

Como vêem... são poucas as vezes em que se "pode" usar Pin's na lapela. Por isso... esqueçam de uma vez por todas os pin's. Quem usa pin's de vez em quando usa o pin da ESEC,do curso, e pouco mais. É bom que neste campo nos distingamos das outras universidades que usam e abusam de pin's. A Capa e Batina foi desenhada para o uso DIÁRIO e a nossa roupa do dia-a-dia não é preenchida com nada disso.

BRINCOS:
Nas raparigas, os brincos devem ser simples e no máximo do tamanho do lóbulo da orelha. Por isso tenham bom senso e esqueçam de uma vez por todas as argolas, as estrelas, as letras, os ursinhos, etc. "Eu uso argolas todos os dias" não é desculpa... se usas todos os dias não te custa nada NÃO as usar quando estás de Capa e Batina.

PIERCINGS:
Não é permitido o uso de piercings visíveis, pelas razões descritas no início do texto. Não custa nada tirar os piercings das poucas vezes em que se usa Capa e Batina pois não? Vejam lá... assim que se volta a colocar a Capa e Batina no armário pode-se voltar livremente a colocar os piercings. Não levem a mal. Não custa nada.

RELÓGIOS:
Pode-se, obviamente, utilizar relógio de pulso com a Capa e Batina. Porém deve-se enquadrar o estilo do relógio com as vestes académicas. Deste modo apenas são permitidos relógios simples, de preferência de ponteiros e não luxuosos. São obviamente proibidos relógios coloridos ou de tamanho exagerado. Ser a pilhas ou de corda não interessa. Quanto ao relógio de bolso, este é o que fica melhor, sem dúvida.

MAQUILHAGEM:
A maquilhagem não é proibida... mas todos nós sabemos quando é que estamos perante a maquilhagem "simples" e a maquilhagem "vadia".

2 comentários:

Alexandra Bigotte de Almeida disse...

João segundo o nosso cósigo, brincos só de ouro, maquilhagem e relógios nem pensar!

Código da Praxe da ESEC:
LIVRO III Título I Art.33º B:
"§4º É proibído o uso de botins ou botas, luvas, pulseiras, fitas/banduletes, boinas/boné, RELÓGIOS, brincos (exceptuando brincos pequenos DE OURO que não ocupem nada mais para além do lóbulo da orelha), colheres de café, piercings, anéis (a não ser alianças de compromisso), MAQUILHAGEM (SEJA ELA QUAL FOR), verniz e outros adereços não autorizados pelo Conselho de Mochos."

Copiei na íntegra o que está no nosso código.

MENINAS...verniz transparente também NÃO!

Anónimo disse...

eu só quero dizer que tudo o que tu escreves me dá vontade de rir...para além do gozo que me proporcionas,fazes mesmo com que eu pense bastante....é verdade....eu penso:como é que é possível haver alguém que diz tanta baboseira em tão poucas palavras.....

um conselho?
aprende....instrui-te....

depois sim....

tenta dizer algo....
mas de relevante....


não penses que ao dizeres aquilo que te da na real gana vai fazer com que sejas respeitado,idolatrado....muito pelo contrário.....

o respeito nao se tem...nao se ganha....há que merecê-lo!!!


saudações esequianas