sábado, 5 de abril de 2008

'Capa e Batina' for Dummies (Parte 2)



Haha! pensavam que eu tinha ido embora e que não voltava com mais textos maçadores sobre estes assuntos?

Pois bem, enganaram-se.

Tomem lá a parte II:



A Capa: Como Usar'

(retirado de um fórum de Coimbra)

Há muita confusão em torno de como usar a Capa.

1 - Traçar a Capa é com efeito embrulhar a Capa em nossa volta, e há situações específicas em que devemos fazê-lo.

2 - Quando se está numa Serenata Monumental (na Queima das Fitas ou na "Latada"), deve-se traçar a Capa, de modo a tapar o branco.
Nas trupes é obrigatório andar SEMPRE de Capa traçada, e a Capa só pode deixar de estar traçada quando se deve à perseguição de um presumível infractor da Praxe.

3 - Aquela ideia do "Caloiro só poder traçar a Capa na primeira Serenata da Queima" é uma baboseira de todo tamanho. Não é preciso esperarem por esse dia nem tem que ser o "padrinho" a traçar. Os Caloiros usam a Capa e Batina DE IGUAL FORMA que qualquer outro estudante!!! Só não podem usar a Pasta da Praxe ou nela pegar.

4 - A "Capa aos Ombros" é a nossa forma de mostrar respeito em relação a pessoas ou à instituição ou ao local onde estamos. Deste modo, a Capa é colocada aos ombros SEMPRE nas seguintes situações:
- na passagem pela Porta Férrea (muito importante)
- nas aulas teóricas
- em igrejas ou outros locais de culto
- quando se está na presença de individualidades de grande prestígio como convidados diversos, Presidentes, Reis, etc.

5 - Colocar a Capa aos ombros é fácil. Pega-se e coloca-se ... aos ombros. Não é preciso fazer dobras, mas se a Capa arrastar no chão convém fazer algumas. Há gente que pensa que é preciso fazer dobras conforme os anos do curso que faltam! Daaaa
Não custa nada cumprir este bonito ritual. Simples.

6 - Quanto aos rasgos no fundo da capa, tradicionalmente o nosso lado direito é para os amigos, o lado esquerdo é para a família, e o meio é para a namorada ou namorado. Quem termina as relações com estes deve fazer costurar o rasgo com as cores da faculdade do "ex" ou se não for estudante da Universidade deve-se usar as cores da própria Faculdade. Simples.

7 - Tem que haver um botão, um colchete ou "algo" que possa prender a Capa fechada no seu topo, junto ao pescoço, para a eventualidade de se estar de Luto. A Capa fechada, em conjunto com a Batina botoada até cima e a Lapela fechada também com botão faz o conjunto final de "Luto".

8 - A Capa e a Batina andam JUNTAS. Quem está de Batina, está com a Capa SEMPRE. Não é uma questão de metros... têm que andar sempre juntas. Para pousar a Capa, tira-se a Batina e ao deixar de estar "de Capa e Batina" esta regra simples deixa de se aplicar. Simples.

9 - Há quem ache que não se deve lavar a Capa. Pois bem... deve-se cuidar da Capa como qualquer outra nossa peça de vestuário. Lava-se quando se sujar e pronto. Simples.

10 - Uma nota sobre o pessoal que usa a Capa dobradinha no braço com os emblemas à vista... isso é uma CAPA e não um pano para afixar emblemas. Parece mal estar com vincos de estar dobrada!

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu cá sempre lavei a capa!tá suja, é lavar e mais nada! dá azar? só para quem acredita no azar! As memórias de estudante iram ficar para sempre gravadas na minha memória, e em cada emblema da minha capa! Nada mais! Não lava a capa quem não usa o traje como eu uso! ou então têm orgulho em serem porcos!