quinta-feira, 1 de maio de 2008

Atenção!

...Obrigado pela sua atenção :)
Image Hosted by ImageShack.us

Agora a sério, à meia-noite de Sexta-Feira (de hoje para amanhã), vai haver, na Sé Velha, uma Serenata organizada por um grupo de fados. É pessoal que quer manter a tradição da Serenata à Quinta-feira, por isso juntaram-se e vão dar lá umas guitarradas e cantar. É depois do bater da cabra, à meia-noite.

Acho que é óptimo irmos ver (eu não, que estou na santa terrinha, e só vou amanhã), tanto pelo simbolismo de uma serenata, como pela importância de manter esta tradição.

Compareçam!

Avisem amigos.

P.S: Ouvi agora rumores sobre um cortejo que vai haver na 3ª Feira (clandestino, organizado sem apoio da AAC, etc, etc) , com carrinhos de compras e cerveja. Não confirmo nada, mas estou para aqui a ouvir uns boatos...

9 comentários:

Alexandra Bigotte de Almeida disse...

Estupida ideia de quem nao pensa nos outros.
Ya fixe para qem e de COimbra...qem e de Portugal...cortejo a terça.
Aplaudem cortejo ao domingo (e bem na mha opiniao) qem e por exemplo dos Açores. Podem vir ver os filhos finalistas, caloiros...sejam uq forem!

Mais ridicula e essa ideia de q Quim e tradiçao! POR AMOR DE DEUS!

Ja agora...sou a favor duma nova tradiçao q traga ca o avo cantigas!

Estamos rodeados de gente egoista! Desculpem...e a mha opiniao!

Joao...os rumores q ouviste foi uma msg de telm? Eu tbm recebi...e esta e a mh opiniao!

João disse...

É um cortejo simbólico, e uma serenata simbólica. Não é nada "oficial".

Alexandra Bigotte de Almeida disse...

I know...mas mesmo assim!

João disse...

O cortejo até pode ser a um Domingo, e percebe-se a logística da deslocação dos familiares, mas que fosse no outro Domingo. Não há necessidade de meter a garraiada depois do Cortejo, nem há a necessidade de meter tantos dias de Queima das Fitas. Nem Noites do Parque no dia da serenata (mas as noites não são queima, na verdade).

O Cortejo é o culminar das celebrações - Vamos gastar os trunfos todos logo nos primeiros dias?

Eu, se pudesse, lá estaria hoje. E se der, participo no cortejo. É uma excelente forma de protesto. Mais vale protestar, do que ficar calado.

João disse...

Já me chateei tantas vezes por causa disto: A Queima-das-Fitas são os eventos tradicionais, o resto (concertos, tendas, bebedeiras, tretas) é à parte. Vem tudo no mesmo pacote, mas não é a mesma coisa.

Depois, o Quim Barreiros não é tradição coisa nenhuma: O Quim Barreiros não existe desde 1887, que eu saiba. Nem o senhor Joaquim Barreiros celebra a Queima das Fitas desde que ela existe.

Os concertos são uma coisa à parte.

Hoje em dia, tudo é tradição. Anda toda a gente tão descontente com tudo o que é actual, que para isso recorrer ao termo "tradição" para se referirem a algo relativo ao passado.

Alexandra Bigotte de Almeida disse...

A protestaçao nao e por causa disso. Outra coisa, o cortejo costumava ser a uma terça...nao era no ultimo dia da semana da Queima por isso nao percebo.
Qual e o mal da garraiada ser depois? Por mim tanto se me dá. Alias...sempre cresci com o cortejo a uma terça feira.
E ele passava na baixa!
Nao vi ninguem a protestar por ele mudar de rota...Foram anos e anos a fio a passar nas ruas peqenas da Baixa...caracteristicas duma cultura Conimbricense fantastica.
Eu se na terça for par algum lado nao e para protestar de certeza! Porqe Queima e para curtir...nao e para andar ai de trombas com o mundo!
É a minha opiniao! Cada um tem a sua ;)
Eu sonhei anos e anos por poder participar nesta semana...e este ano...AHAH!
COIMBRA É NOSSA!

Alexandra Bigotte de Almeida disse...

Nao podia estar mais de acordo Joao :)

É isso e dizerem que tradição é ir para o INEM com uma bebedeira...ou que a Capa tem de ter pelo menos tres tipos de sujidade!

Olhem...tradiçao para mim é ter andado um mes com os sapatos do traje ate eles estarem no ponto para serem usados. Ja estao aqi um mimo e continuo com eles calçados nao va eu amanha sentir doreszinhas nos pés xD

Já é amanha paa :D

João disse...

Eu nem sei de onde é que vêm essas invenções mirabolantes.

A partir de agora, é tradição fazer-se o pino e tocar com a mão esquerda no nariz, quando se passa em frente ao Arco de Almedina, decreto eu. Já é uma tradição muito antiga, que muitas pessoas conhecem.

E se não o fizerem, vão ter azar. Vão chumbar o curso, vai cair uma bigorna a dizer "A.C.M.E" em cima, e o Futebol Clube do Porto vai ser Campeão pela terceira vez este ano!

E se ainda reclamarem com esta tão conhecida tradição, ainda se arriscam ir ver o José Malhoa, em vez do Quim Barreiros.

Portanto: Arco de Almedina = pino com a mão esquerda a tocar no nariz.

Alexandra Bigotte de Almeida disse...

LOL!
É HOJEEEEE COLEGAS ORGASMICOS!
VAMOS FAZER-NOS OUVIR!